Calcinação (Pintura Queimada) Parte I.

Publicado: 03/12/2010 em DICAS

Calcinação ou pintura queimada (Deterioração do filme de tinta), estes são os  nomes que são dados no caso de defeitos na pintura automotiva, como mostrado em destaque na imagem acima.

Como você pode observar a maioria das manchas concentram-se nas partes superiores da lataria do veiculo, como o capô, teto, tampa trazeira e partes das laterais que ficam na mesma disposição das peças superiores.

Causas:  Os pigmentos não estão protegidos pela resina, resultando numa superfície poeirenta e sem brilho,devido a:

  • Envelhecimento natural do filme de tinta
  • Exposição à intempéries.

Talvez você pense que isso apenas aconteça em veículos usados (velho), mas o que temos evidenciado é bem diferente disso, pois já foi constatado estes mesmos tipos de defeitos em carros semi-novos, isto é, com um pouco mais de um ano de uso.

Porque isso acontece?:  Como já dito anteriormente, o fato do carro ser novo, não o isenta de ter a sua pintura danificada, devido a agentes corrosivos que há tanto no ar (poluição), quanto nas chuvas, aos quais os veículos estão expostos, somada aos raios UV do sol sempre indo de encontro à lataria do veículo, faz com que o filme de proteção (verniz, esmalte) da pintura, seja destruído precocemente.

Outro fator que contribui e muito nesse processo de calcinação são as DUCHAS RÁPIDA  oferecidas em Postos de Gasolina, não por causa da ducha em si, mas por outro fatores que discorreremos a seguir.

Devido a falta de tempo, a ducha tornou-se uma opção tentadora, pois em alguns minutos o carro que estava todo sujo, fica limpinho, só que isso tem um preço. A ducha por ser na maior parte das vezes um serviço gratuito, gera custos para quem o oferece, por esse motivo a maioria destes lugares para reduzir custos optam em usar detergente (usado para lavar louças), ao invés de shampoo neutro (especifico para limpeza de automóveis).

O detergente contém sal como um de seus componente básico, que é altamente corrosivo, e a maioria das pessoas nem sabem disso.

Como todos sabemos, após a ducha são poucas as pessoas que enxugam o carro, deixando que o sol faça isso por elas, agora imaginem que mistura fabulosa: “água (cheia de cloro) + detergente (contém sal) + luz do Sol (raios UV)”… você já pode imaginar o resultado disso = PINTURA QUEIMADA.

Mas nem tudo esta perdido, isso não quer dizer que você não possa continuar a levar o seu carro para dar uma ducha, mas contudo, desde que certifique-se antecipadamente se o produto que estão usando para lavar os carros não seja detergente, mas sim shampoo automotivo.

Somente evitar lavar o carro com detergente não o livrará de ter  a pintura do veiculo queimada, pois o detergente não é o único causador da calcinação, por isso em breve publicarei dicas de como retardar e prevenir esse processo de deterioração da pintura.

 

Assuntos Relacionados:

Calcinação (pintura queimada) parte II;

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s